As vicissitudes da leitura

Autor: PEIXOTO, Virginia Areas

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Claudia Leme

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Ferreira Davis). Partindo das queixas freqüentes dos docentes universitários acerca do que os estudantes não conseguem fazer, diante dos textos por eles indicados para leitura, esse estudo teve por objetivo compreender de que forma os alunos universitários se percebem como leitores e quais dificuldades enfrentam. A coleta de dados compreendeu duas etapas: a) a aplicação de questionário em duas classes de terceiro ano do curso de Pedagogia, de uma universidade particular da cidade de São Paulo, para levantamento de informações gerais dos alunos; v) realização de entrevistas com dois participantes escolhidos intencionalmente ( com base no critério de diversidade quanto às facilidades ou dificuldades de leitura), para investigação dos recursos e, também, dos obstáculos, reconhecidos por eles como principais, na sua constituição como leitores. Os resultados obtidos questionam o lugar e o valor da leitura na vida atual, uma vez que se verificou que condições preexistentes adequadas, na história dos leitores, parecem repercutir mais na sua capacidade de articular o pensamento do que na valorização e disposição para interpretar textos. O estudo ponderou, também, a necessidade urgente de que a universidade reconheça, hoje, seu papel de ensinar a ler. Muito embora essa meta não se ajuste, a princípio, ao ensino superior, justifica-se frente ao insucesso de várias etapas prévias do ensino e, conseqüentemente, da aprendizagem fundamental, na formação dos leitores.

Fonte: PUC-SP