Uma tarefa de leitura e um tutor multimídia: relato de uma experiência

Autor: PELOGIA, Ana Beatriz Rodrigues

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Maria Antonieta Alba Celani

Foco Temático: Texto de Leitura em Circulação na Escola, Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este estudo oferece uma análise interpretativa da interação emergente de um contexto de sala de aula onde professora-pesquisadora, os alunos e um tutor de multimídia atuam como mediadores. Além disso, também são relatados os meios utilizados para adaptar material didático convencional (neste caso específico uma tarefa comunicativa) à mídia do computador. Nesta adaptação, a orientação e o intercâmbio de informações com especialistas em informática é essencial. Esta troca não se restringe à esfera tecnológica, mas engloba também questões de ordem metodológica e filosófica. Para abordagem da questão foi utilizada uma visão etnográfica para projetar o desenho da pesquisa e determinar instrumentos e métodos para investigar o contexto delineado acima. Os resultados alcançados colocam o software como um participante do evento da aprendizagem, tanto atuando como o parceiro mais competente quanto descentralizando o poder na sala de aula. Assim sendo, diminui sensivelmente a atuação da professora e favorece a parceria aluno-aluno. Os resultados indicam que a utilização de tal recurso para a aprendizagem cria um ambiente de sala de aula altamente produtivo uma vez que encoraja a autonomia do aluno e a parceria entre aprendizes para a solução de problemas, assim disponibilizando a professora para um maior e melhor atendimento ao grupo. Quanto à adaptação do material, as etapas de sua preparação, redação e de sua veiculação em software exigem um forte inter-relacionamento. Este processo solicita do professor - autor cuidados muito diversos, desde a precisão das instruções da tarefa até a utilização adequada dos recursos multimídia os quais uma ferramenta de autoria pode oferecer. As bases teóricas que fundamentam este estudo compreendem o trabalho do psicólogo russo Vygotsky quanto à questão da aprendizagem, bem como os estudos de vários autores pertinentes à C. A L. L. (Computer -aided Language Learning) e os conceitos de Nunan e Swales quanto à noção de tarefa comunicativa.