A biblioterapia em instituições de deficientes visuais: um estudo de caso

Autor: PEREIRA, Marília M. Guedes

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1989 Orientador: José Elias Barbosa Borges

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Biblioteconomia, UFPB Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Descrição: A presente pesquisa teve como finalidade principal um estudo sobre as possibilidades de aplicação da Biblioterapia à instituições de deficientes visuais da Paraíba, numa tentativa de contribuir para a melhoria das condições psicológicas, educacionais e sociais do cego. Embora se constituísse de um estudo de caso, houve necessidade de se proceder a uma análise crítica e retrospectiva global da Biblioterapia, desde os seus primórdios até o seu estado atual e perspectivas. Partiu-se de dados relatados na bibliografia de que a Biblioterapia é uma técnica importante, tanto para o aumento de informações do cego, como por se constituir num elemento motivador de sua vivência e de seu ajustamento social através desse processo de leitura orientada. Citou-se a problemática da cegueira, tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento, sendo analisadas as implicações dessa situação nas aspirações do cego, mormente numa sociedade competitiva como a nossa. Particularizaram-se as vantagens das técnicas de leitura como um possível método biblioterapêutico de utilidade para o deficiente visual. Considerou-se, com especial atenção a posição do bibliotecário como biblioterapeuta e agente da informação em instituições que abrigam esses deficientes. Abordou-se ainda a possibilidade de Bibliotecas Públicas atuarem junto a contingentes cegos vinculados à instituições beneficientes. No estudo de caso propriamente dito, foram consideradas como objeto duas instituições: A Sociedade dos Cegos da Paraíba (SOCEP) e a Associação para Cegos na Paraíba (APACE). Escolheu-se um corpus constituído por 14 (quatorze) sujeitos cegos. A metodologia simplificada constituiu na aplicação de um questionário básico, (pré-teste), aplicação de leitura sobre temas considerados de interesse para o cego, aplicação de novo questionário (pós-teste) e confronto dos resultados com conceitos obtidos pelos entrevistados com a participação da Fundação Educar. De tudo isso, verificou-se uma tendência de melhoria no quadro motivacional e de aprendizagem dos cegos envolvidos na pesquisa. No final do capítulo foi apresentado, com base nos resultados promissores alcançados, uma proposta, contendo um Programa para implantação em caráter permanente de um Projeto-Piloto de aplicação da Biblioterapia a uma instituição de deficientes visuais, com o apoio de uma Biblioteca Pública. Nesse capítulo também foi incluída uma bibliografia mínima de trabalhos considerados de interesse para o cego e, no final, uma bibliografia detalhada sobre a Biblioterapia, para utilização por bibliotecários, educadores e outros técnicos e pessoas interessadas envolvidas com a problemática.

Fonte: Tese