Leitura como processo discursivo: a presença do outro na construção dos sentidos

Autor: HONORIO, Maria Aparecida

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Lelia Erbolato Melo

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este trabalho e um estudo das formas de representação do outro no discurso infantil, a partir de uma perspectiva analítica fundamentada na teoria do discurso. Apoiando-nos na concepção bakhtiniana de dialogismo e na heterogeneidade discursiva proposta por authie, apontamos para uma concepção sócio-histórica de linguagem, ao revelarmos as condições de produção de leitura. Discutindo as formas de apreensão do discurso do outro, bem como a interação autor-leitor, procuramos mostrar, através de contos produzidos por crianças na fase pré-escolar, as leituras possíveis, imagináveis, pelos gestos de interpretação do sujeito, que, na tentativa de construir um discurso homogêneo, deixa transparecer a plurivocidade do/no seu dizer. A análise dos textos orais mostrou predominância das formas do discurso direto nas narrativas, bem como a multiplicidade e ambigüidade de vozes que caracterizam a heterogeneidade do sujeito e do discurso. As conclusões apontam para a necessidade de trabalhos, tanto teóricos quanto práticos, que revelam as condições de produção de leitura, no processo de atribuição de sentidos.

Fonte: DÉDALUS-USP