A leitura dos parâmetros curriculares nacionais de artes visuais na formação contínua de professores do ensino fundamental

Autor: IAVELBERG, Rosa

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1999 Orientador: Maria Heloisa Correa Toledo Ferraz

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Escola de Comunicações e Artes, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Esta pesquisa teve origem na necessidade de se investigar a leitura que os professores do ensino fundamental podem realizar dos parâmetros curriculares nacionais de arte, no que diz respeito ás artes visuais. O objetivo principal desta pesquisa foi o descontribuir para a formação inicial e contínua de professores do ensino fundamental (1º e 2º ciclos), na perspectiva dos PCN artes visuais, e verificar se a leitura do documento é formativa e promotora de transformações nas práticas e reflexões dos professores, que realizam essa leitura depois de terem sido orientados para fazê-la. Os resultados da pesquisa podem orientar projetos de formação contínua de professores em artes visuais, pontuando, a partir dos aspectos tratados no documento dos PCN artes visuais, para a rede de Jundiaí, temas e conteúdos sobre os quais serão necessárias, ações de formação, a fim de que o professor possa trabalhar na abordagem dos PCNs. Esses resultados podem, ainda, indicar a cada professor da pesquisa modalidades diferenciadas de formação e os percentuais de professores dessa rede, para cada modalidade de formação contínua proposta.

Fonte: INEP