Fatores de produção que interferem na legibilidade de um texto em Português

Autor: IKEDA, Sumiko Nischitani

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1986 Orientador: Mary A. Kato

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Letras e Artes, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Meu objetivo neste trabalho foi estudar textos dissertativos escritos por graduados universitários que, por alguma falha de produção, apresentam dificuldades de leitura. A codificação lingüística, embora seja um processo bastante elástico, submete-se a certas restrições impostas pelo processo comunicativo, regidas, segundo Winograd (1977), pelo aspecto cooperativo e pela estrutura linear da língua. A minha hipótese é de que a violação das categorias griceanas de Quantidade, Qualidade, Relação e Modo, juntamente com o Princípio de Cooperação, afeta a legibilidade de um texto. As três primeiras categorias dizem respeito a "O QUE DIZER" e a última a "COMO DIZER", isto é, o escritor seleciona o que vai relatar, tendo em vista o conhecimento de seu leitor e o faz do melhor modo possível, dentro do que lhe permite a linearidade do meio lingüístico. Em termos de legibilidade, então, a categoria de Modo teria um papel importante a cumprir. No estudo da categoria do Modo, que foi dividido em três itens: Ordem Textual, Ordem Canônica e Ordem Lógica, encontra-se a nossa sub-hipótese: a de que a legibilidade do texto fica prejudicada em vista da inabilidade do escritor em produzir estruturas que, embora mais difíceis de produzir, facilitam a compreensão. Construções como a passiva, construções com subordinação, construções com intercalações, consideradas mais difíceis (de produzir) podem facilitar a leitura. Para a testagem de nossas hipóteses apresentamos aos nossos 13 sujeitos - pós-graduados de várias áreas - pares de textos (restritos a parágrafos): a) o texto considerado falho do escritor; b) o texto já re-escrito segundo nossas hipóteses, pedindo que eles apontassem aquele que propiciasse legibilidade mais fácil.

Fonte: Tese