O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das séries iniciais do ensino de 1º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos

Autor: JOHANSON, Sueli Maria

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1990 Orientador: Maria Lúcia Faria Moro

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Descrição: A pesquisa tem por objetivo verificar como determinadas escolas de 1ª a 4ª séries do ensino de 1º grau, pertencentes à rede estadual e localizadas na periferia urbana do município de Curitiba, encaminham a questão do desenvolvimento das operações mentais de seus alunos. Para esta tarefa, estabeleceram-se critérios da Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. Esses critérios organizados em quadros serviram como instrumento para diagnosticar a forma de construção das questões de compreensão de textos, utilizadas pelas professoras de escolas pesquisadas, em suas aulas de Língua Portuguesa. O quadro de critérios representa a contribuição do estudo para orientar o professor na organização do tipo de questão examinada, a fim de que ele, de fato, faça proposições que desafiem a capacidade do aluno e o levem a desenvolver o pensamento. Como contribuição para o acervo pessoal de conhecimento docente, o estudo inclui, também, as idéias de alguns pesquisadores sobre a relação entre pensamento e aspectos do processo ensino-aprendizagem.