Léxico e produção de sentidos: contribuição para o desenvolvimento da leitura e reformulação do conhecimento

Autor: LAFACE, Antonieta

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1992 Orientador: Maria Aparecida Barbosa

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Esta pesquisa teve por finalidade, examinar situações produtivas do léxico, em área acadêmica, pressupondo-se que a reformulação do universo de conhecimento resulta, em parte, das condições de produção e prática social de sentidos, estabelecidos os esquemas de um saber cultural institucionalizado. Considerou os modelos de produção léxica-discursiva, como base para a elaboração de uma proposta pedagógica, para a ampliação, utilização e adequação do léxico ativo do estudante universitário, em sua área de atuação. A observação e análise de três discursos de homologação das candidaturas à Presidência da República (Collor, Covas, Lula - ano de 1989) permitiram a elaboração de um modelo instrumental de análise. Com esse modelo, houve o exame de leituras parafrásticas desses discursos, produzidas por três pequenos grupos de alunos, iniciantes do curso universitário: de Psicologia, de Pedagogia e de Ciências Sociais, respectivamente. Os objetivos específicos foram os seguintes: caracterizar o vocabulário passivo/ativo do estudante universitário, em início de atuação acadêmica; encontrar instrumentação pedagógica para a ampliação do vocabulário ativo do estudante universitário; buscar instrumentação para possíveis ajustes de um vocabulário de área específica de conhecimento, em situação de uso.

Fonte: UNIBIBLI