Aquisição e desenvolvimento da habilidade de compreensão a partir do processo de alfabetização

Autor: LIMA, Sonia Maria Azevedo de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1985 Orientador: Maria Alzira Nobre

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Educação, UFSM Cidade/Estado: RS

Descrição: Investigou-se a hipótese de que a aprendizagem da leitura pode ser comprometida por: a) diferenças entre linguagem oficial da escola e a linguagem natural da criança; b) procedimentos metodológicos de exploração de textos, que não desenvolvem a habilidade de compreensão das idéias expressas no texto escrito. Os sujeitos foram alunos da 1ª série de escolas urbanas e da periferia de Santa Maria, RS. Primeiramente, testaram-se palavras oriundas das cartilhas usadas nas escolas, para determinar se eram conhecidas pelas crianças (linguagem congruente), ou desconhecidas (linguagem dissonante). Foram, então, elaborados três textos com vocabulário congruente e três com palavras dissonantes. Cada texto foi explorado por duas perguntas de compreensão e por outras duas de transcrição literal de informações. Cada texto foi explorado por duas perguntas de compreensão e por outras duas de transcrição literal de informações. Os resultados indicaram que, para ambos os grupos experimentais, a compreensão dos textos foi significativamente dificultada pela linguagem dissonante, e que as questões de compreensão foram respondidas corretamente por um número significativamente menor de alunos do que as questões de transcrição literal. Quando os dois grupos foram comparados, o desempenho das crianças de vila revelou-se significativamente mais baixo do que o desempenho dos alunos de escolas urbanas.

Fonte: CD-ROM da ANPED