Leitura no segundo grau: a apropriação como processo de construção da macroestrutura do texto

Autor: LOBATO, Carmem Helena Moscoso

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Sylvia Bueno Terzi

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura, Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Este trabalho teve como objetivo investigar o processo de leitura de alunos do ensino de segundo grau, apontando para alguns problemas de compreensão apresentados por alunos desse nível de ensino. Como categoria de análise, foi utilizado o processo de construção da macroestrutura textual (van Dijk e Kintsch, 1983), aspecto formal da coerência global do texto. A investigação foi realizada em cinco turmas de uma escola pública de segundo grau, com dados coletados a partir de protocolos verbais de leitura, resumos elaborados pelos alunos e respostas a questionários e entrevistas. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos apresentaram sérias dificuldades para inferir as macroestruturas dos textos lidos, apontando para o fenômeno de apropriação do texto como a principal conseqüência dessas dificuldades. Dos problemas que podem ter causado a apropriação do texto, foram analisadas algumas dificuldades para processar elementos da superfície textual, tais como expressões metafóricas e o léxico desconhecido no texto. Em todo o processo de leitura, as estratégias utilizadas pelos sujeitos parecem refletir conceitos construídos a partir das práticas escolares.

Fonte: CNPq