O ensino de leitura nas escolas de primeiro grau da rede municipal de ensino: caracterização e avaliação

Autor: LOBO, Terezinha Grillo

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988 Orientador: Obed Gonçalves

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Centro Pedagógico, UFES Cidade/Estado: Vitória/ES

Descrição: O estudo baseou-se na realidade das escolas públicas da rede municipal de ensino de Vitória e contou com a participação de 33 professores de Língua Portuguesa. Os dados foram colhidos através de questionário, análise documentária e observação de sala de aula. As análises basearam-se em técnicas estatísticas descritivas, destacando-se a análise de correlação (Sperman). Resultados: As escolas estabeleciam seu currículo formal a partir da proposta curricular do Estado. Os professores apresentavam insuficiente nível de desenvolvimento técnico-político para o ensino da leitura. Os objetivos eram difusos e formalísticos. Os métodos restringiam-se às atividades do livro didático e a avaliação tinha função discriminatória. O ensino de leitura resultava em decodificação linear do texto e transformava o ato de ler em meio para múltiplas aprendizagens, desprovidos, assim, de valor intrínseco como conteúdo educacional.

Fonte: CD-ROM da ANPED