Leitura e a escrita da narrativa ficcional na quinta série

Autor: LOPES, Harry Vieira

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1993 Orientador: João Teodoro D'Olim Marote

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este trabalho descreve a ação didático-pedagógica realizada numa quinta série, que procurou demonstrar a importância crucial da leitura na aquisição da escrita pelos alunos. Para se conseguir progresso na estruturação e organização escrita de textos narrativos ficcionais (tomados como ponto de partida para a aprendizagem, uma vez que os mesmos já são integrantes da oralidade). Foi necessário, antes, investir nas estratégias de leitura dos alunos. Priorizaram-se as atividades de linguagem em detrimento das metalingüísticas, sob uma perspectiva que levou em conta os pressupostos construtivistas e socio-interacionais, dando-se destaque ao fato de que os indivíduos são ativos na construção do conhecimento. Ao mesmo tempo, enfatizou-se o papel da escola como agência proeminente dessa construção, na democratização do acesso ao saber formal. O apoio teórico foi inicialmente buscado na fundamentação da Proposta Curricular para o Ensino da Língua Portuguesa - Primeiro Grau, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), tendo sido aprofundado através das contribuições da Psicologia Cognitiva e da Lingüística.

Fonte: UNIBIBLI