Competência de leitura: tecnologia na avaliação de leitura em voz alta, por crianças e adultos, de ítens psicolingüísticos isolados

Autor: MACEDO, Elizeu Coutinho de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1999 Orientador: Fernando César Capovilla

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Na abordagem de processamento de informação, competência de leitura é avaliada medindo tempo de reação locucional (TR) e distribuição de erros durante provas de leitura em voz alta de itens psicolingüísticos isolados. O software CronoFonos mede dois novos parâmetros temporais da locução: duração e freqüência de segmentação. Quatro estudos avaliaram a validade do software, usando como critério análises visuo-manuais das três medidas TR, duração e segmentação. No Piloto, 122 crianças 1a. a 3a. série leram lista de 190 itens. Resultados mostraram covariação esperada entre as quatro medidas, que diminuíram com progressão nas séries, indicando mudança de prevalência da rota fonológica para a lexical. No Estudo I, 34 adultos leram a mesma lista. Os wavefonns das 6.580 locuções foram analisados visuo-manualmente. Então foram manipulados 3-5 parâmetros do algoritmo de CronoFonos gerando 36 combinações, e as locuções foram analisadas usando cada combinação. Foram obtidas correlações entre medidas visuo-manuais e computadorizadas, e selecionada a melhor combinação. No Estudo 2, 122 novas crianças 1a. a 4a. série leram a mesma lista. Os wavefonns das 23.180 locuções foram analisados visuo-manualmente, e as locuções foram analisadas por CronoFonos usando a melhor combinação do Estudo I, mas manipulando o nível de energia em três valores. Foram então obtidas correlações entre medidas das análises visuo-manuais e computadorizadas para selecionar o melhor valor. Feito isto, os efeitos das variáveis psicolingüísticas e da série escolar foram analisados usando dados das duas análises, confirmando achados quanto à mudança de prevalência das rotas, e gerando correlogramas que confirmaram a validade de CronoFonos. No Estudo 3, 44 adultos leram lista de 270 pseudopalavras manipulando extensão, estrutura silábica, e complexidade grafêmica. As 11.880 locuções foram analisadas por CronoFonos usando a melhor combinação do Estudo I, mas manipulando o nível de energia em três valores. Foram então obtidas correlações entre medidas das análises visuo-manuais e computadorizadas para selecionar o melhor valor. Feito isto, os efeitos das variáveis psicolingüísticas e da série escolar foram analisados usando dados das duas análises, confirmando achados quanto à mudança de prevalência das rotas, e gerando correlogramas que confirmaram a validade de CronoFonos. No Estudo 3, 44 adultos leram lista de 270 pseudopalavras manipulando extensão, estrutura silábica, e complexidade grafêmica. As 11.880 locuções foram analisadas por CronoFonos usando a melhor combinação do Estudo I, e os waveforms correspondentes foram analisados visuo-manualmente. Foram obtidas correlações entre medidas visuo-manuais e computadorizadas, confirmando a validade de CronoFonos, também para análise do processamento perilexical, e foi comprovada a natureza segmentar do processamento fonológico. Foram obtidos avanços tecnológicos e teóricos: O software foi completamente validado, e calibrado com as melhores combinações dos parâmetros para leitores adultos e crianças, e o modelo de duplo processo foi aperfeiçoado com a adição de novos parâmetros temporais (duração e segmentação), que covariaram regularmente com TR e freqüência de erros, aumentando a compreensão do processamento cognitivo envolvido na leitura.

Fonte: DÉDALUS-USP