Investindo na leitura: o programa da Oficina da Palavra

Autor: MACEDO, Maria Greice Santos

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1989 Orientador: Francisca M. Nascimento Nóbrega

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Relato de uma prática de leitura com alunos da quarta série do primeiro grau. Partindo da Teoria do Jogo de Jean Piaget, foram organizadas as três etapas do programa não necessariamente sucessivas: a etapa do contato com o material, para as primeiras elaborações simbólicas; a etapa da insistência sobre o material, analisando os aspectos depreendidos para as principais representações coletivas dos dados coletados e já simbolizados individualmente; a etapa das associações e discussão ideológica dos elementos analisados, para a construção de um sentido geral do material lido. O desempenho da Oficina da Palavra se norteou pela rejeição a todo discurso autoritário, pela permissão franca do discurso polêmico e pela preferência incondicional pelo discurso lúdico.

Fonte: CD-ROM da ANPED