Avaliação do interesse e do desempenho da criança na leitura

Autor: MACHADO, Roselia Costa de Castro

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Rui Verlaine Oliveira Moreira

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: UFCE Cidade/Estado: Fortaleza/CE

Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar o interesse e o desempenho das crianças na leitura que participaram do projeto de leitura desenvolvido pela biblioteca infantil Rachel de Queiroz no SESC de Fortaleza. Para este estudo foram entrevistadas 16 crianças, seus pais e professores. O referencial teórico utilizado foi a fenomenologia. Pois queríamos buscar nas próprias pessoas as respostas para as perguntas levadas sobre interesse e desempenho na leitura. Para compreender o desenvolvimento do interesse, buscamos em Gadamer o conceito de compreensão, especificamente a compreensão do texto.Os dados coletados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na analisa quantitativa, verificamos 21 varáveis que poderiam interferir no desempenho da leitura. N qualitativa investigamos o conhecimento dos professores em relação à leitura e a percepção destes em relação às crianças investigadas. Os resultados encontrados apresentam interferência das variáveis no desempenho da leitura e pouco conhecimento dos professores em relação ao trabalho da leitura com as crianças.

Fonte: Tese