Dificuldades de Leitura e tarefa de digitação

Autor: MACIEL, Regina H. M. de Oliveira

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1990 Orientador: Dora Selma F. Ventura

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Aponta os efeitos do trabalho de digitação sobre mecanismos envolvidos no processamento de informação durante a atividade de leitura, especificamente aqueles que se relacionam com os processos de tomada de informações e memória para material escrito, a fim de avaliar as deficiências de leitura ou deficiências nos processos cognitivos envolvidos nessa atividade entre digitadores profissionais. Investiga 124 digitadores e 74 profissionais de outras áreas (grupo controle), trabalhando em 4 empresas. Entrevista os sujeitos e os submete a testes de compreensão e retenção de leitura; testes para medir o tempo de reação para palavras, neologismos e figuras geométricas; e teste de leitura de listas de palavras com e sem sentido para verificação da capacidade de memória imediata. Constata-se que os digitadores se queixam mais de dificuldade de leitura e gostam menos de ler que o grupo de controle; têm desempenho inferior no teste de leitura no que se refere à memória para o texto lido, mas o desempenho é similar na compreensão do texto; tendem a responder mais rapidamente aos estímulos em geral, mas apresentam maior número de erros nas respostas; lêem mais rápido e apresentam uma capacidade de memória imediata menor que o grupo controle. Conclui que os digitadores desenvolvem uma dificuldade de leitura onde a memória imediata e rapidez de leitura são afetadas.

Fonte: UNIBIBLI