Observação do desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura na primeira série da escola pública

Autor: MAFFLA, María Del Pilar Ogliastri

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: O objetivo fundamental deste trabalho foi determinar se, no processo de alfabetização na 1ª série do 1º grau, a escola, através da professora, leva em conta as experiências e os conhecimentos anteriores das crianças. Igualmente, pretendeu-se verificar se a professora aproveita essas experiências com a linguagem escrita desenvolvidas pelas crianças na fase pré-escolar e quais foram os procedimentos utilizados, assim como também determinar se existiu uma relação entre pais, a instituição e os educadores para ajudar na aprendizagem da leitura e incentivar as crianças na sua formação escolar. Participaram da investigação apenas crianças de nível sócio-econômico baixo, de uma escola pública da cidade Campinas, da 1ª série do 1 grau, na faixa etária de 07 a 09 anos. Se opto pela pesquisa etnográfica, uma das abordagens qualitativas, em busca da unidade teórica - prática. Como resultado de nossa pesquisa, constatamos que a professora não ofereceu as crianças as condições necessárias para dar continuidade ao letramento que traziam da Pré-escolar. Constatamos também, que para os pais é de muita importância que seus filhos saibam ler, escrever e contar, para conseguir melhores empregos que dos próprios pais; porém, suas atitudes revelam um limitado interesse pelo desempenho escolar de seus filhos.

Fonte: ACERVUS-UNICAMP