Quando as crises se encontram: leitura, prática docente e adolescência
Autor: MAFRA, Nubio Delanne Ferraz
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996
Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Instituição: UFF Cidade/Estado: Niterói/RJ
Descrição: Observa os trabalhos com texto literário aplicados em turmas de oitava serie do primeiro grau e do primeiro ano do segundo grau de uma escola publica do interior de Minas Gerais e realiza entrevistas com alunos e professores. Explica o desinteresse da maioria dos adolescentes pelo trabalho desenvolvido com a literatura em sala de aula, em oposição a maior motivação encontrada junto aos mais novos. Constata a inexistência de qualquer atividade sistematizada de leitura de obras literárias e a familiaridade de muitos com uma forma de literatura não consagrada pela critica, automaticamente não referendada pela pratica docente: a chamada literatura de massa. A valorização do leitor abre espaço para um trabalho dialógico que leve em conta as formas de literatura desprezadas pela escola. O trabalho do professor se faz importante enquanto mediador entre as experiências de iniciação em leitura do aluno adquiridas fora dos muros escolares e as demais obras constantes do currículo escolar tradicional.
Fonte: CD-ROM da ANPED