Uma leitura... da leitura na escola de primeiro grau

Autor: MAGALHÃES, Maria Helena de Andrade

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1992 Orientador: Olga Molina

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Pesquisa duas classes (5a e 8a séries) do Centro Pedagógico UFMG, para investigar a utilização do texto escrito no ensino de História, Geografia e Ciências. A observação das aulas, durante o primeiro semestre letivo de 1991, foi complementada pela entrevista de 5 professores, 24 alunos e 2 bibliotecários, e análise de textos produzidos pelos alunos a partir de pesquisas escolares. Constatou-se que: a) o aluno é pouco preparado para a leitura de textos escritos; b) a forma de leitura mais utilizada em classe é a oral, alternada entre os alunos; c) a utilização de estratégias de leitura praticamente não foi observada; d) os trabalhos escritos dos alunos, resultantes da pesquisa escolar, não conseguiram ultrapassar a cópia de textos de enciclopédias e outras fontes de informação; e) a biblioteca escolar participa timidamente do processo de ensino, limitando-se ao fornecimento de materiais; f) existe um distanciamento entre o discurso do professor e sua prática pedagógica; embora reconheça as dificuldades de leitura, o professor pouco faz para superá-las.

Fonte: CD-ROM da ANPED