Semiótica, leitura, literatura, atuação

Autor: MALHADAS, Ziole Zanatto

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1988 Orientador: Irenilde Pereira dos Santos

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: O projeto preliminar de um curso de iniciação à leitura do discurso literário norteia este trabalho, que funciona como um demonstrativo da aplicação de modelos e procedimentos, fundamentados nas teorias de A. J. Greimas, J. Courtés e Umberto Eco. Começa com a observação de 40 enunciados iniciais de romances brasileiros, séc. XIX e XX; verifica o contexto imediato de nove enunciados Performativos, e, depois, concentra-se na "semiótica da narrativa" com o estudo de dois romances - Tieta do Agreste e o Guarani, bem como dois textos de cada obra. Estamos sugerindo que o leitor/aluno seja orientado, no sentido de adquirir a competência de um leitor/construtor/co-autor, a fazer um percurso similar ao que apresentamos. A partir da observação do enunciado inicial, da narrativa, que abre comunicação entre Autor e Leitor ou Texto e Leitor (nível frástico), passamos para o contexto imediato, em busca de confirmação, ou não das suas pressuposições (nível transfrástico). Finalmente seguimos em direção à apreensão da sua significação global através da Semiótica, cuja análise da estrutura geral da narrativa pode dar ensejo à investigação da intertextualidade. Visamos, portanto, dinamizar o processo ensino/aprendizagem através do fazer semiótico, o qual não se restringe à observação externa, mas vai à análise do corpus, com o suporte firme de uma teoria coerente com o objetivo didático.

Fonte: Tese