Remediação da leitura e inteligibilidade de textos: estudos contrastivos

Autor: MARINI, Antonia

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1980 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Compara a eficiência da técnica cloze e do curso programado individualizado (CPI) em um programa de remediação de leitura compreensível. Em um primeiro estudo, os sujeitos - 18 alunos da 5ª série do 1º grau - são distribuídos entre 3 grupos: GCL (grupo cloze de leitura), GCP (grupo de curso programado) e GC (grupo de controle) compostos igualmente por 6 elementos. Tanto no pré como no pós-teste, os sujeitos lêem, com a técnica cloze um texto de Ciências e um de Português. No treino que consiste de leitura de 10 textos de Português, são aplicados ao GCL a técnica cloze, ao GCP o CPI, e ao GC, técnicas convencionais de ensino. Os textos lidos no GCL e GCP são sorteados randomicamente de livros de 5ª série. No segundo estudo, 56 alunos são distribuídos em grupos de 14 sujeitos pelas 4ª, 5ª, 6ª e 7ª séries e lêem apenas os textos aplicados no pré e pós-teste do primeiro estudo. Os resultados não evidenciam a superioridade da técnica cloze sobre a de CPI, porém, ambas permitem o progresso nas habilidades de leitura compreensiva, confirmando em parte a hipótese 1 (H1) - pré e pósteste - com o GCL e GCP. Não é rejeitada a hipótese 0 (H) - pré e pós-teste com o GC. Conclui ser o material de leitura dos dois estudos poucos inteligíveis a alunos de 5ª série com as características dos sujeitos utilizados.

Fonte: UNIBIBLI