Compreensão de Leitura no ensino superior: teste de um programa para treino de habilidades

Autor: MARINI, Antonia

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1986 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Testa a eficiência de um Curso Programado Individualizado (CPI) para desenvolver habilidades complexas de leitura em alunos universitários. Compara a eficiência do CPI em tela, quando aplicado a alunos de curso diurno e noturno e o desempenho dos Ss no CPI e no ensino convencional como partes integrantes da disciplina de Psicologia da Educação. Verifica a generalização dos comportamentos de leitura adquiridos mediante um CPI, para outros conteúdos de Psicologia e de Geografia. Os Ss são 24 alunos - 13 do período diurno (GD) e 11 do noturno (GN) - matriculados na disciplina Psicologia da Educação, do 2º ano do curso de Geografia. O CPI aplicado consta de 5 unidades tendo cada uma, em média, 4 passos e uma avaliação. O material utilizado consiste sobretudo de textos de Psicologia Educacional, onde as unidades desenvolvem-se pelo exercício de uma hierarquia de habilidades, partindo da mais simples, como atribuir significado a novos vocábulos, às mais complexas, concernentes à leitura crítica. O procedimento consta de pré-teste de leitura em que se aplica a Técnica Cloze e Teste Convencional de Habilidades de Compreensão, realizado do CPI, e pós-teste, mediante os mesmos instrumentos utilizados no pré-teste. Conclui que os Ss demonstram déficits significativos no desempenho de atividades de leitura e que o CPI é eficiente no desenvolvimento de habilidades complexas de leitura. O GD obtém resultados mais expressivos que o GN e a aprendizagem de conteúdo de Psicologia da Educação é mais significativa quando tratada mediante o CPI do que pelas formas convencionais de ensino, havendo também generalização das respostas obtidas pelo CPI a outros conteúdos de Psicologia e de Geografia.

Fonte: Catálogo Impresso da USP