Ler e entender: estratégias de leitura dirigidas para a formação do leitor competente

Autor: MARQUEZ, Damáris Naim

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1999 Orientador: Dirce Charara Monteiro

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Ciências e Letras, UNESP Cidade/Estado: Araraquara/SP

Descrição: Pode-se auxiliar o leitor-criança na leitura e compreensão de texto? Como intervir nesse processo, para um melhor desempenho leitor? Esta pesquisa volta-se para o exame dos processos envolvidos na compreensão de textos, com vistas a detectar as estratégias cognitivas e as imagens mentais que direcionam o leitor na apreensão de significado durante o ato de ler.Para este fim, a leitura é considerada como um processo psicolingüístico pelo qual o leitor reconstrói, o melhor que pode, uma mensagem, com apoio teórico sustentado, inicialmente nas idéias de Frank Smith (1989) e Kenneth Goodman (1973), tendo sido aprofundado a partir das contribuições da Psicologia Cognitiva e Lingüística. Parte-se do pressuposto que a criança pode-se tornar um leitor mais proficiente, se utilizar estratégias eficientes de leitura e elaborar o envisionamento, elementos facilitadores da compreensão. Verifica, com alunos matriculados na terceira série do Ensino Fundamental, que estratégias de leitura são utilizadas no processamento de textos e levanta as dificuldades mais evidentes na elaboração do envisionamento e, conseqüentemente, a compreensão. Analisa, segundo o modelo de Leitor Ideal e os níveis de envisionamento propostos por Fillmore & Kay (1981), os dados obtidos e, em função do baixo índice dos resultados demonstrados pelos leitores, apresenta proposta de ensino no uso de estratégias que explorem o conhecimento de mundo do leitor, bem como aquelas que valorizam as pistas léxicos gramaticais garantidas no texto. Os resultados desta pesquisa oferecem subsídios teóricos-práticos mais explícitos, relativamente ao tema discutido, pois, além de permitir uma visão adequada das dificuldades do leitor na compreensão, constitui-se em ponto de partida para a proposição de atividades alternativas que visem ao aprimoramento da leitura.

Fonte: Tese