Relato de uma experiência de reativação de biblioteca escolar de periferia

Autor: MARTINEZ, Heloísa Cleto Pires

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1990 Orientador: Álvaro Pacheco Duran

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP

Descrição: Parece haver um estereótipo de que, principalmente as crianças carentes que freqüentam as escolas de primeiro grau, não lêem, ou ainda, não se interessam por livros. Por outro lado, verifica-se que apesar de a biblioteca escolar ser reconhecida como algo importante, seu funcionamento não, via de regra, é viabilizado, e as raízes para isso são inúmeras. Neste trabalho foi relatada uma experiência de reativação de biblioteca escolar, em uma escola pública de primeiro grau da rede estadual de ensino através de procedimentos de intervenção que sofreram constantes ajustes conforme as conveniências de resultados favoráveis aos usuários da Biblioteca. Os resultados demonstraram que a reativação da Biblioteca exigiu o uso de procedimentos extremamente simples, uma vez que a população era potencialmente usuária, necessitando apenas da oportunidade para se efetivar o contato com a biblioteca. Além disso, a população usuária conseguiu expressar de maneira bastante significativa o valor atribuído à Biblioteca, chegando a mobilizar a administração da escola no sentido de obter recursos para expandir o atendimento e garantir sua continuidade após o término deste trabalho.

Fonte: CD-ROM da UFSCar