O desempenho em leitura crítica do aluno do ciclo básico da Universidade Federal do Espírito Santo

Autor: MEIRELLES, Alacir de Araújo Silva

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1989

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro Pedagógico, UFES Cidade/Estado: Vitória/ES

Descrição: Este estudo analisou o relacionamento entre desempenho em leitura crítica e variáveis sócio-econômicas e sócio-culturais de alunos do Ciclo Básico da Universidade Federal do Espírito Santo. Participaram do estudo 223 alunos, matriculados em vários cursos oferecidos durante o 1º semestre acadêmico de 1981 (março-julho). Dois instrumentos foram especialmente elaborados para o estudo: um coletou dados referentes as variáveis sócio-econômicas e sócio-culturais, e o outro testou habilidades dos estudantes em leitura crítica. O último era um teste referente a critério, elaborado e validado para o estudo. Um painel de três juizes (professores voluntários da Universidade) avaliou o desempenho do estudante no teste de leitura, tendo como referencial uma escala de avaliação, elaborada pelo pesquisador. A nota final obtida por cada sujeito foi a média dos escores fixada pelos três juizes. A análise dos dados seguiu as técnicas do teste de hipóteses através de tabulação cruzada e de medidas de associação de X2. As variáveis sócio-econômicas e sócio-culturais foram, individualmente, cruzadas com níveis de desempenho em leitura crítica. Resumindo, o estudo não detectou a associações significativas, a nível de 05, entre o desempenho do estudante em leitura crítica e variáveis sócio-econômicas e sócio-culturais. Tal resultado encontrava apoio em conclusões apontadas em outras pesquisas. Limitações devido à origem sócio-econômica e sócio-cultural do estudante foram discutidas como possíveis efeitos intervenientes, não particularmente analisados nesse estudo.

Fonte: CD-ROM da ANPED