Alfabetização: um estudo sobre leitura com imagem

Autor: MELLO, Heliane Gramiscelli Ferreira de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1992 Orientador: Maria Amélia Nogueira de Azevedo

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Analisa a progressão evolutiva da leitura com imagem, como proposta por Ferreiro e Teberosky, com o intuito de repensar a intervenção pedagógica e o processo de alfabetização. Pretende ajudar a promoção da construção da leitura e da escrita do sujeito, por via da intervenção pedagógica construtivista/sócio-interacionista, baseada em Vygotsky. Realiza pesquisa quase experimental, utilizando o método leitura com imagem, na creche do campus Pampulha/UFMG, entre 1988 a 1990. Os sujeitos são duas turmas de crianças com idade entre 5 e 6 anos, de ambos os sexos, divididas em grupo experimental (N=12) e grupo controle (N=14), submetidas a pré e pós-teste. Paralelamente, desenvolve um estudo qualitativo onde descreve o processo de intervenção pedagógica construtivista/sócio-interacionista desenvolvido para dar suporte ao trabalho do professor. Verifica que o tipo de imagem interfere no tipo de leitura, o que leva a crer que a classificação em léxica ou sintática não se aplica aos sujeitos da pesquisa. Não comprova, assim, a seqüência proposta na progressão evolutiva de Ferreiro e Teberosky, pois conclui serem as imagens e não as crianças as responsáveis pela construção de tal tipo de leitura.

Fonte: UNIBIBLI