Professor, é pra ler ou entender?: um estudo exploratório da leitura de futuros professores

Autor: MELO, Dinorá Machado

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Sonia Kramer

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Departamento de Educação, PUC-RJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: O objetivo desta dissertação é reconhecer a leitura de futuros professores em uma Escola de Formação da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa consiste em um estudo exploratório, de natureza etnográfica da leitura de futuros professores. Diante dos estudos mais recentes sobre a dificuldade que a escola vem enfrentando para formar leitores, o estudo investiga duas questões centrais: como os alunos de duas turmas da 3ª série do Curso de Formação de Professores (em nível médio) se percebem enquanto leitores e que dificuldades apresentam para compreender os textos escolares. O referencial teórico-metodológico se apropria de elementos dos estudos de Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin, em particular o conceito de compreensão, enquanto processo de natureza sócio-ideológica e a concepção de linguagem e leitura. A partir da observação intensiva, das entrevistas e aplicação de questionários, conclui-se que os alunos apresentam muita dificuldade para compreender o que lêem na escola principalmente quando os textos não são descritivos, mas envolvem sentidos múltiplos e conceitos abstratos. O grande número de palavras de que não sabem o significado e as deficiências que trouxeram do Ensino Fundamental são apontados como causas centrais de suas dificuldades; aliam-se a estas a estrutura da organização textual e os gêneros discursivos, compreendidos, neste estudo, como sócio-culturalmente situados.

Fonte: PUC-RJ