Oficina de leitura com um grupo de adolescentes surdos: uma proposta fonoaudiológica

Autor: MENDES, Beatriz Castro Andrade

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Beatriz A. C. Novaes

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: A dificuldade com a leitura e escrita é um dos principais motivos pelos quais adolescentes surdos procuram o atendimento do fonoaudiológico. A intervenção torna-se necessária pois essas dificuldades acabam interferindo no seu rendimento escolar. O trabalho fonoaudiológico realizado em sessões individuais fica, muitas vezes, limitado pelo tempo e pelo número reduzido de dinâmicas possíveis nesse enquadre. O trabalho em grupo surge como uma proposta interessante para adolescentes surdos com uma longa história de trabalho clínico individual. Objetiva discutir o trabalho desenvolvido na oficina de leitura com um grupo de adolescentes surdos, enfocando as intervenções terapêuticas, que visam a melhora da compreensão e sua articulação com as estratégias de leitura que estes adolescentes utilizam na descoberta do significado do texto. A partir de exemplos de atividades ocorridas durante a oficina, algumas questões sobre leitura e surdez foram discutidas, abordando aspectos importantes das propostas clínicas de intervenção com esta população. Desta forma, foi possível problematizar aspectos bastante relevantes para a fonoaudiologia no que diz respeito ao trabalho com a criança e adolescente surdos.

Fonte: CD-ROM da ANPED