Escola e escolhas: o cardápio da leitura

Autor: MENDONÇA, Rosa Helena de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Tania Dauster

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Departamento de Educação, PUC-RJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Investiga a seleção de textos no espaço escolar, a partir da observação de um projeto de leitura desenvolvido em uma turma de 4ª série de uma escola pública, na zona sul do Rio de Janeiro. Com a finalidade de perceber as implicações culturais, educativas e mercadológicas imbricadas na difusão dos livros na escola, bem como a importância desse fluxo na formação do gosto pela leitura e na construção da autonomia do leitor. As análises e interpretações provêem das representações e práticas que emergem no referido campo e nas vozes de seus partícipes - estudantes, familiares, professores e autores de Literatura Infantil - à luz do referencial teórico de base.

Fonte: INEP