Percurso prático-teórico do livro ao catálogo e do catálogo a leitura

Autor: MILANESI, Luiz Augusto

Nível: Livre Docência Ano: 1996

Foco Temático: Texto de Leitura em Circulação na Escola, Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Escola de Comunicações e Artes, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Discute-se os cursos de formação de Biblioteconomia e documentação em uma perspectiva histórica: seu currículo e as funções do bibliotecário e da biblioteca.Apresenta um modelo de biblioteca, que não sendo aquela que persistiu nos séculos de modo imutável, passa a ser um espaço de ações múltiplas e flexíveis - um centro cultural.Trata-se de um esforço para fixar uma função prática para as bibliotecas, principalmente para aquelas que atendem a um público amplo e heterogêneo e que se caracterizam como unidade cultural mais freqüente no Brasil e que poderá continuar sendo, desde que faça correções em sua trajetória.

Fonte: Resumo adaptado da Tese