Oportunidade de resposta seguida por modelo: um procedimento para desenvolvimento de leitura em alunos com dificuldades de aprendizagem

Autor: MIURA, Regina Keiko Kato

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Júlio César de Rose

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP

Descrição: Estudos com deficientes mentais têm mostrado que um "período de atraso" (intervalo de tempo em segundos) no decorrer de uma rotina oferece oportunidades de aprendizagem de resposta de comunicação. No presente estudo, o procedimento de oportunidade de resposta seguida por modelo foi adaptado para utilização em crianças com história de fracasso escolar, visando a superação da dificuldade na aprendizagem de leitura. Os sujeitos foram 9 alunos (4 no Experimento I e 5 no Experimento II), repetentes no mínimo duas vezes, que tinham dificuldades na leitura de sílabas complexas (por exemplo: dígrafos, encontros consonantais etc.). Foram utilizados livros infantis graduados em termos de dificuldades. O experimentador sentava-se ao lado do sujeito enquanto este lia a história; se o tempo que o aluno levava para ler ultrapassava cinco segundos (ou o aluno lesse incorretamente uma palavra), o experimentador falava a palavra, pedindo para o aluno repetir. Todos os sujeitos mostraram um aumento acentuado na leitura correta e uma diminuição progressiva do número de intervenções por parte do experimentador. Além disso, o tempo necessário para completar a leitura da história diminuiu e os sujeitos demonstraram melhora na compreensão da história lida. A eficácia do procedimento pode ser devida à oportunidade proporcionada para o sujeito apresentar o desempenho da leitura num contexto não punitivo, com disponibilidade de dicas ou modelos e correções apenas quando se faziam necessárias.

Fonte: CD-ROM da UFSCar