Linguagem e leitura da realidade: outros olhos e outras vozes
Autor: MONTE MÓR, Walkyria Maria
Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1999 Orientador: Maria Thereza Fraga Rocco
Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP
Descrição: Este trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a disciplina de leitura, do curso de Letras: Inglês, PUC-SP. Como objetivo básico, focaliza o referido ensino de leitura e investiga a hipótese de que a noção de realidade do indivíduo seja construída segundo uma concepção de linguagem na qual predominam leituras e interpretações reiterativas. O resultado da investigação indica a pertinência de se pensar em um curso de leitura voltado para a ampliação da competência interpretativa dos alunos universitários em questão. Foram pesquisados autores cujas vozes e olhares distintos auxiliariam na elaboração de uma proposta contempladora do mencionado objetivo. Conseqüentemente, uma proposta de atividades de leitura foi elaborada visando ao desenvolvimento de olhares alternativos sobre variados textos. Por meio das atividades, os alunos têm a possibilidade de ampliar a compreensão crítica da construção de textos e contextos que compõem as suas realidades. Esse é um exercício que a Universidade pode oferecer como contribuição para o desenvolvimento de cidadãos críticos.
Fonte: DÉDALUS-USP