Lendo com a boca e o pensamento: a oficina de literatura e o diálogo com crianças de rua

Autor: MONTEIRO, Elaine

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Pedro B. Garcia

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-RJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: A história da criança e do adolescente no Brasil traz como marca o silêncio de nossa população infantil e juvenil, assim como a falta de conhecimento sobre a sua realidade e o seu modo de vida. A partir da relação estabelecida com dois grupos de crianças e adolescentes em situação de rua, um em Copacabana e outro no Leblon, no período de um ano, procurou-se ouvir e falar com estes grupos, conhecendo-os através de atividades lúdicas de leitura propostas em uma oficina de literatura. As relações que as crianças e adolescentes dos dois grupos estabeleceram entre os textos lidos, os produzidos por eles mesmos, e as suas histórias de vida demonstraram a importância da fala na elaboração da realidade de cada um em seu processo de resgate da identidade e da auto-estima, que foram historicamente deterioradas.

Fonte: CD-ROM da ANPED