As leituras da aluna de magistério: obrigação, vontade, possibilidade e escolha

Autor: MORAES, Ana Alcídia de Araujo

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Antonio Chizzotti

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Objetiva identificar a leitura que a aluna de Magistério busca, envolvendo o que é lido fora da escola com os motivos e interesses de ler para além da indicação do professor e, também, as ligações existentes entre a leitura escolhida e a leitura obrigatória, com a vontade de ler dessa leitora e seus possíveis reflexos no processo de formação de novos leitores. A coleta de dados envolveu, inicialmente, um mapeamento dos sujeitos e do contexto investigado, realizado por meio de um questionário. As dimensões reveladas a partir da análise dos questionários foram aprofundadas por meio de entrevistas realizadas com 27 sujeitos. Na construção da análise das informações coletadas pelas entrevistas, procura cruzar os sentidos atribuídos às falas dos sujeitos com os significados aludidos por sete parceiras. Esta via, aqui chamada análise em parceria, compreende uma inovação metodológica que tem por pressuposto o caráter coletivo da produção do conhecimento. Ao atribuir significado aos dados, foi possível identificar os núcleos temáticos: conhecimento e informação, escolha e obrigação, vontade e possibilidade, e o leitor que se forma e que forma o outro leitor, que perpassaram as falas das alunas entrevistadas, delineando, então, um traçar dos conteúdos emergentes.

Fonte: CD-ROM da ANPED