Histórias de leitura em narrativa de professores: uma alternativa de formação

Autor: MORAES, Ana Alcídia de Araújo

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1999 Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP

Descrição: Este e um trabalho que se inscreve no entrecruzamento de três eixos temáticos: leitura, formação de professores e narrativas de formação. No eixo da leitura, acerco-me, principalmente, de autores como Chartie (1990, 1991, 1994), Darnton (1996), Abreu (1996) e Moyses (1995) - os quais procuram da visibilidade a leitores e praticas de leituras antes não consideradas/desvalorizadas pelos estudos desenvolvidos nessa área. No âmbito da formação de professores, amparo-me nos estudos desenvolvidos por Nevoa (1991, 1992), Huberman (1992), Goodson (1992) e Perrenoud (1993), entre outros, tendo em vista que os mesmos propõem uma serie de experiências e reflexões que auxiliam a pensar novas alternativas para a formação docente. Quanto ao eixo temático relacionado as narrativas de formação, lanço mão das contribuições de Chene (1988), Finger (1988), Dominice (1988), Connelly e Clandinin (1995), Cunha (1996) e Kramer (1993,1994,1996) entre outros, uma vez que fornecem o suporte necessário para o uso das narrativas como um caminho metodológico que pode servir, ao mesmo tempo, como alternativa de investigação e de formação. O dialogo entre esses três campos possibilitou a reunião de argumento nos quais se apóia e se justifica essa investigação que busca, junto a quatro professoras da cidade de Parintins-AM, dar visibilidade as suas historias de leitura, procurando reconhecer as praticas e as representações de leitura que as constituíram como leitoras. As informações recolhidas através das narrativas dessas quatro professoras se configuram como contra-palavras aos discursos que representam os professores como não-leitores, bem como aos modos negativos de as próprias professoras se auto-representarem no inicio da pesquisa.

Fonte: UFSCAR