A relação entre a consciência fonológica e as dificuldades de leitura

Autor: MORAIS, Antônio Manuel P.

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Bernadete A. Gatti

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Vários trabalhos têm surgido com o objetivo de se facilitar o processo de se aprender a ler, tanto para aqueles que estão iniciando tal descoberta, como para aqueles que após várias tentativas ainda não conseguem tornar, para si mesmos, os textos significativos. Este foi, também, o objetivo da presente pesquisa. Partindo-se de uma concepção de leitura baseada num modelo interativo, dividiu-se a mostra de sujeitos (36 crianças da 3ª série) em dois grupos (um formado por leitores não-proficientes e o outro formado por leitores proficientes) e comparou-se os resultados que esses grupos obtiveram nas provas de consciência fonológica (consciência de que as palavras são formadas por diversos sons). Ao término desta pesquisa constatou-se que os leitores não-proficientes, apesar de perceberem a palavra enquanto seqüência lingüística, obtiveram piores resultados nas provas de consciência fonológica. A dificuldade deste grupo situou-se na detecção de fonemas, principalmente de fonemas finais (rimas). Como se obteve uma boa correlação entre o desempenho em leitura e o desempenho nas provas de rima, pode-se concluir que, quem lê melhor sai-se, também, melhor nestas provas.

Fonte: CD-ROM da ANPED