O ensino da leitura em escolas de 1º grau: um estudo das habilidades de compreensão de leitura de alunos de 4ª série do 1º grau de Teresina (Piauí)

Autor: MOURA, Maria José de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1982 Orientador: José Camilo dos Santos Filho

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: A leitura faz parte de todos os momentos da vida do homem na sociedade letrada em função desta relevância da leitura no mundo contemporâneo. Este trabalho se propõe investigar até que ponto o ensino da leitura nas escolas da rede estadual de Teresina está contribuindo para o desenvolvimento das habilidades de compreensão de alguns alunos de 4ª série do 1º grau. Os procedimentos metodológicos usados foram: classificação por juizes, de exercícios dos livros de leitura utilizados em sala de aula; observação de aulas de leitura; entrevistas com professores que foram observados. Foi utilizado um tratamento estatístico para cada tipo de dado coletado: análise porcentual e coeficiente de concordância de Ken da 1 (W) para análise de exercícios, análise porcentual para observação e análise qualitativa para os dados da entrevista. Os resultados evidenciaram que o ensino da leitura dessas 4ª séries está centrado não basicamente no nível de compreensão literal. Evidenciaram também que um dos problemas fundamentais da leitura é a falta da biblioteca escolar, além da má alfabetização da maioria das crianças. Tendo em vista os resultados se faz necessário tomar medidas urgentes como: implementação de biblioteca escolar, capacitação de docentes para o ensino de leitura, melhor remuneração para esses profissionais, a fim de aprimorar o desempenho do aluno na aquisição das competência básicas de compreensão de leitura.

Fonte: Tese