Uma memória: história de leitura de professores de 3ª a 5ª séries da cidade de Teresina

Autor: MOURA, Maria José de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1994 Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Este trabalho conta a história de leitura de professoras de Língua Portuguesa do primeiro grau de escolas da rede pública de Teresina-Piauí. São histórias contadas pelas próprias professoras, por meio de depoimentos, e contextualizadas no seu presente pelas observações de aulas de leitura, pretendendo com isso verificar pelas histórias de leitura dessas professoras se aquele que forma leitores na escola é leitor. Através dos depoimentos as professoras falam da trajetória de leitura percorrida por elas desde a infância até o momento em que foram convidadas a falar sobre esta trajetória. Falam também da escola e do descontentamento com a profissão. Se por um lado os depoimentos mostraram o envolvimento das professoras com a escrita ao longo de sua vida, por outro as aulas complementam os depoimentos mostrando esse envolvimento com a leitura também sob o ponto de vista profissional, ou seja, enquanto aquele que pretende formar leitores. Ao lado dos depoimentos das professoras foram colocados outros: o de pessoas que escreveram e publicaram suas histórias de leitura - escritores-leitores que muito contribuíram para minha própria história e que mostram em seus relatos como se tornaram e permaneceram leitores - o meu, enquanto história de quem conviveu com muitas das situações apresentadas pelas professoras e que hoje se considera leitora. As condições de leitura apresentadas pelos escritores-leitores, o posicionamento dos autores citados nesta pesquisa sobre o que sejam a leitura e as condições de ser leitor vão de encontro à situação apresentada pelas professoras sujeitos desta pesquisa. As circunstâncias de vida e trajetória de leitura apresentadas por elas; a forma como concebem a leitura e como conduzem suas aulas; a falta de acesso ao livro e/ou similares e de tempo para utilizá-los, atualmente, constituem elementos que me levaram a entender que muitas destas professoras estão situadas na categoria de não-leitores.

Fonte: Tese