A exploração de textos nas séries iniciais, numa perspectiva crítica

Autor: MUNIZ, Rassilva Trilha

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1990 Orientador: Délcia Enricone

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Descrição: Preocupações em torno de uma exploração crítica dos textos, nas séries iniciais do ensino de 1º grau, culminaram com a realização dessa pesquisa junto aos estagiários da habilitação do Magistério, para verificar a eficácia dos cursos de formação de professores, em relação a esse aspecto do ensino. Caracterizando o professor das séries iniciais foram feitas algumas considerações sobre as condições de sua formação, incluindo os limites e as possibilidades do curso que habilita esse profissional da educação a exercer a docência. As investidas sobre o foco da pesquisa permitiram que fossem apontados rumos para onde deverão se direcionar as aulas de exploração de textos, a fim de que a motivação do aluno se manifeste e que se efetive seu desenvolvimento como leitor, abrindo-se espaço para a reflexão e a vivência do espírito crítico.