Leitura conjunta: pais parceiros no processo de aprendizagem da leitura

Autor: MURAD, Ceres Rodrigues

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Mercedes Cupollilo

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UFMA Cidade/Estado: São Luis/MA

Descrição: O processo de aprendizagem da leitura e da escrita tem sido visto, por diferentes autores, sob diferentes perspectivas: sob a ótica da carência de habilidades pelos behavioristas; como um processo dirigido pelo próprio indivíduo, a partir de suas hipóteses sobre a estrutura da língua pelos cognitivistas e como um processo construído em interação co o meio social pelos teóricos sócio-históricos.Nas últimas décadas, os estudos de Lev Vygotsky tem sido valorizados no campo da psicologia da aprendizagem pela sua concepção da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, tendo esse autor enunciado o princípio da ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal - uma zona na qual parceiros mais experientes podem atuar em atividades mediadas, promovendo impulso no nível de desenvolvimento do sujeito.Essa perspectiva sócio-histórico cultural tem influenciado inúmeros pesquisadores. A leitura conjunta, técnica de leitura com tutoria, desenvolvida por Morgan (1976), usa a abertura de investigação de parceiros no processo de desenvolvimento do sujeito , sem prejuízo do caráter construtivo dos ganhos, apontados por Vygotsky. Essa técnica, modificada por Topping e Whiteley (1990), foi usada no presente trabalho, focalizando as variáveis influências e compreensão na leitura. Os resultados obtidos sugerem que as crianças foram beneficiadas em termos de autonomia em leitura, aquisição do sentido dos textos e confiança ao encarar novas experiências de leitura.

Fonte: TESE