Textos Contextos Intertextos - A trajetória da leitura de um professora

Autor: NERY, Alfredina

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Clarilza Prado de Souza

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: O presente estudo tem por objetivo contribuir para a reflexão a respeito da formação do professor leitor, entendendo o papel da leitura como uma ferramenta indispensável à própria vida em sociedade e como um dos objetivos de conhecimento da escola. Para tanto, esta pesquisa procura dar voz a uma professora da educação infantil e séries iniciais na tentativa de relacionar a formação acadêmica, a formação contínua e a autoformação do professor. A partir dos dados, houve a constatação de que o processo de formação do leitor é complexo e muitas variáveis entram em jogo: as características pessoais e o contexto sócio-cultural como constituinte do sujeito. Este trabalho espera poder contribuir para a reflexão a respeito da formação do leitor no quadro da formação dos profissionais da educação, em especial os professores alfabetizadores ou de línguaMaterna.

Fonte: PUC-SP