O processamento da informação na leitura de textos na sala de aula

Autor: NEVES, Tânia Regina Pires

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: UFSM Cidade/Estado: Santa Maria/RS

Descrição: Este trabalho investiga o processamento de leitura em língua materna, com estudantes de sétima séria do primeiro grau, de duas escolas públicas de Julio de Castilhos, RS. As bases teóricas foram encontradas na lingüística textual, nas teorias de cognição e no processamento da informação. Verificou-se como leitor, nesse nível de escolaridade, organiza os seus conhecimentos, entre eles o conhecimento de mundo, lingüístico e textual, para interagir com o texto. O ponto de partida foi algumas inquietações tais como: o leitor compreender as informações presentes no texto ou lê mais de acordo com suas bagagem cognitiva; ele reformula ou não suas hipóteses iniciais no decorrer da leitura; percebe o texto como um todo coerente ou lê de forma fragmentada; interage com as ambigüidades do texto, percebendo metáforas e ironias ou estas apresentam problemas para sua compreensão. Para verificar as hipóteses foram aplicadas duas baterias de testes, sendo a primeira bateria com testes de múltipla escolha e a segunda com uma adaptação da técnica cloze. Textos de jornais e revistas como charge, propaganda, crônica, texto informativo e opinativo foram utilizados. Os resultados mostraram que, para a compreensão do texto, o aluno leitor emprega seu conhecimento prévio de forma muitas vezes inadequada. Ao mesmo tempo constatou-se que este aluno lê de forma fragmentada com prejuízo para a significação do texto e apresenta muitos problemas para a compreensão das ambigüidades lingüísticas e semânticas. As implicações pedagógicas apontam, entre outros fatores, para um melhor preparo teórico e prático dos professores para a melhoria do ensino de leitura.

Fonte: Tese