A escola e o leitor: um diálogo possível?
Autor: NORONHA, Diana Maria Correa
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988 Orientador: Carmen Lins B. de Solari
Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias
Instituição: Faculdade de Educação, UFRGS Cidade/Estado: RS
Descrição: Com o objetivo de examinar o que acontece na escola que afasta o jovem de algo que, como a leitura, pode lhe interessar fora dela, aplicou-se um questionário a jovens pertencentes a 3 turmas de diferentes escolas particulares de Porto Alegre. Dentre os 89 alunos de segunda série de segundo grau que responderam ao questionário, 15 foram sorteados para responder também a uma entrevista. As respostas obtidas foram analisadas em termos da análise de seu conteúdo. Assim foi possível observar que: 1) os jovens entrevistados são efetivamente leitores e gostam de ler, apesar da resistência à indicação de obras literárias pela escola; 2) as formas de avaliação empregadas em relação à leitura do aluno não favorecem a formação do gosto pela leitura; 3) os alunos reivindicam o estabelecimento de um efetivo diálogo entre aluno e professor, que favoreceria o trabalho com leitura na escola.
Fonte: CD-ROM da ANPED