Proposta metodológica no processo de ensino/aprendizagem da leitura em língua materna: estudo de três obras de Ziraldo

Autor: OLIVEIRA, Angélica de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1996 Orientador: Lelia Erbolato Melo

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este e um estudo, realizado com doze sujeitos de onze anos, alunos de quinta série do primeiro grau, de uma escola pública do município de caieiras, grande São Paulo os dados analisados foram obtidos da leitura e da reprodução de textos narrativos, feitas por eles, em duas sessões semanais, num total de trinta, em ambiente escolar. A pesquisa desenvolveu-se a partir do interesse de proporcionar aos alunos uma nova perspectiva de leitura que os levassem a observar o texto como um conjunto estruturado de pistas, a ser interpretado como um todo coerente. A intenção era contribuir para a melhoria de sua capacidade de recepção de textos, favorecendo o processo de ensino/aprendizagem da leitura em língua materna. Foram utilizadas três obras literárias infantis, produzidas por Ziraldo, com o objetivo de mostrar como a identificação da micro, macro e super estrutura do texto facilita a compreensão e a interpretação da leitura. Assim, para dar conta do estudo da organização das estruturas internas dos textos, tomou-se por base o modelo da gramática textual apresentado por Van Dijk. Articulou-se a ele o aparato conceitual referente à intertextualidade. Vista como fator relevante na construção da coerência textual. Adotando esses pressupostos teóricos e adaptando-os.

Fonte: DÉDALUS-USP