O alfabetizador e a leitura: análise de uma experiência de formação em serviço

Autor: OLIVEIRA, Cibele

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Angela Kleiman

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar mediante um estudo de caso, os elementos que caracterizam a formação do professor no que tange ao trabalho pedagógico com a escrita, especialmente em aulas de leitura. Nos encontros semanais, com professores-alfabetizadores e formadores-universitários, eram localizados textos de gêneros muito diferentes (narrativos, poéticos, informativos, jornalísticos, matérias de revistas variadas, letras de música, textos não verbais), ora como objetos de leitura, ora como objetos de ensino de leitura. Nos encontros, o grupo de formadores explicitavam alguns aspectos cognitivos e discursivos de leitura: focalizavam a adequação da abordagem do texto à realidade sócio-cultural dos alunos; discutiam aspectos didáticos: elaboravam com as professoras, as atividades a serem apresentadas aos alunos em aula; levavam o grupo de alfabetizadores a conhecer estratégias pedagógicas novas, através de demonstrações práticas ou de discussão de textos que tematizavam o ensino da escrita. Além dos contatos com os professores-alfabetizadores, a equipe de formação esteve presente às aulas, durante um ano letivo, observando a interação em sala de aula, o trabalho das professoras quanto às práticas pedagógicas de leitura. As observações do trabalho pedagógico puderam ser analisadas comparativamente às desenvolvidas no contexto do curso de formação contínua.

Fonte: Tese