Leitura-prazer: interação participativa da criança com a literatura infantil na escola

Autor: OLIVEIRA, Maria Alexandre de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Heloísa Dupas de Oliveira Penteado

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Este trabalho visa contribuir com o ensino da literatura infantil em sala de aula, junto aos professores e alunos do primeiro grau da 1ª a 2ª série, e no sentido de propiciar uma interação participativa, ou seja, a intensificação da interação inicial dos alunos com as histórias infantis. Constatei na experiência de trabalho de formação continuada, realizada com professores ao longo de 10 anos, e confirmada nos estudos teóricos efetuados para esta pesquisa, que é na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que se forma o leitor; que é na exploração simbólica da fantasia e da imaginação, que desabrocha o ato criador e se intensifica a comunicação entre texto e leitor. A partir dos resultados da análise das situações de ensino pesquisadas, busquei destacar a interação participativa do aluno com a obra literária em sala de aula, na relação professor-aluno-literatura. Evidenciou-se que nas possibilidades de interação participativa do aluno com a obra literária, reside a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica, de onde se pode concluir que a intensificação dessa interação, por procedimentos didáticos e adequados, leva o aluno a uma maior compreensão do texto e a uma compreendo mais abrangente do contexto, preparando-o para situações de vida.

Fonte: UNIBIBLI