Leitura: um ato de ver e representar

Autor: OLIVEIRA, Maria Regina Momesso de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Nelyse Apparecida Melro Salzedas

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Arquitetura e Artes e Comunicação, UNESP Cidade/Estado: Bauru/SP

Descrição: Vive-se no mundo da imagem, no qual, à escola impões-se um novo momento pedagógico. O professor deve estar atento para a formação do leitor e, na sala de aula, trabalhar com a linguagem visual (ilustrações, pinturas, propagandas, entre outros). Para tanto, utilizaram alguns conceitos próprios da Estética da Recepção, que retoma a Hermenêutica Literária. O exercício de leitura baseou-se nos princípios hermenêuticos e na metodologia dos três olhares (Francisca Nóbrega), resukltando na "Metodologia dos Três Olhares à Lua da Estética da Recepção" que constitui-se em três momentos: olhar receptivo (ver-por-conhecer), olhar mediador (ver-e-pensar), e olhar ativo (ver-pensar-ler). Verificou-se por tanto, na experiência realizada com os alunos de uma escola pública de Bauru- SP, que o "exercício do ver" promoveu a transformação do olhar receptivo em olhar ativo.

Fonte: Tese