Shakespeare no subúrbio: crítica, polifonia e carnaval na aula de leitura
Autor: OLIVEIRA, Miria Gomes de
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Joanne Busnardo
Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Instituição: Instituto de Estudos da Linguagem. UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP
Descrição: Este texto tem como proposta discutir os processos interativos em aulas de leitura e encenações de peças shakespeareanas em Escolas Municipais na periferia de Belo Horizonte. O projeto de teatro em questão tinha como principal objetivo o diálogo de linguagens e culturas e a busca de uma prática educacional inovadora, conscientizadora e polifônica. Com base nas reflexões da Pedagogia Crítica sobre o conceito de voz e sobre o impulso emancipatório e as instâncias de resistência cultural das classes marginalizadas, tentamos salientar as compatibilidades desta teoria com as concepções bakhtinianas da linguagem, de sujeito híbrido, de ética e de carnavalização. Notamos em nossos dados a conquista gradual da polifonia envolta a atitudes conflitantes e contraditórias. Estas atitudes marcaram, portanto, a hibridez constitutiva dos sujeitos presentes nos processos de interação. Enfatizando a importância da auto-reflexão da prática pedagógica do professor, notamos a relevância do debate de questões ideológicas em sala de aula, um espaço onde o sujeito se constitui e é constituído pelo outro.
Fonte: ACERVUS-UNICAMP