Grupo de leitura: aspectos sócio-culturais das interações entre crianças leitoras e textos

Autor: PACHECO, Suzana Moreira

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Guacira Lopes Louro

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Educação, UFRGS Cidade/Estado: RS

Descrição: Analisa as formas de interações de um grupo de crianças, leitoras(es) iniciantes das 2ªs e 3ªs séries do 1º grau com diferentes textos. Caracterizando-se como pesquisa qualitativa, utilizou como instrumentos metodológicos: a observação participante das sessões do grupo de leitura, fonte principal de dados; entrevistas semi-estruturadas realizadas individualmente com os(as) integrantes do grupo; visita às casas das crianças. As observações tiveram como foco principal as atitudes das crianças frente aos materiais diversificados de leitura, os usos que fizeram destes materiais e as escolhas mais freqüentes dos textos, tanto no ambito coletivo quanto no das preferências individuais. A análise dos dados buscou a construção de relações dos elementos observados e os aspectos sócio-culturais da vida das(os) leitoras(es) com base na literatura pertinente. Além das preferências por determinados textos, o estudo constatou, dentre as várias formas de interação com os materiais, modalidades de leitura recorrentes às crianças.

Fonte: CD-ROM da ANPED