Leitura do texto jornalístico: uma experiência com alunos do 1º grau

Autor: PARANHOS, Terezinha Mestrinelli

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Maria Inez Mateus Dota

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura, Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, UNESP Cidade/Estado: Bauru/SP

Descrição: A dificuldade crescente do professor em estimular seus alunos para a leitura e a dificuldade que os alunos sentem em compreender textos e relacioná-los com outros textos, levou-nos à busca de uma proposta que objetiva uma maneira de formar leitores com capacidade de processar a informação mis rapidamente e que, para isso, fiquem atentos às marcas lingüísticas deixadas pelo enunciador no texto. Este trabalho desenvolve um estudo sobre o processo de leitura do texto jornalístico, mais especificamente sobre a temporalidade, tomando como pressupostos teóricos a teoria das operações enunciativas. Parte da hipótese de que, verificando as dificuldades de leitura dos alunos em um texto, pode-se, num processo de leitura orientada, trabalha-las e minimiza-las em textos semelhantes. Aborda as questões educacionais vividas pelos professores da escola pública e viabiliza propostas de solução. Verifica, empiricamente, com uma classe de alunos da escola pública na faixa etária de 11 a 13anos, a aplicação de uma teoria lingüística na prática e se há uma melhora concreta no processamento da leitura e na construção do significado do texto e que adaptações são necessárias para que isso se realize. Avalia, finalmente, a proposta de utilização de uma teoria lingüística com base para o ensino da leitura, apontando os resultados do trabalho prático.

Fonte: Tese